ESTUDO DA VIABILIDADE ECOLÓGICA E FINANCEIRA DA SUBSTITUIÇÃO DO DIESEL POR GNV PARA A FROTA DE CAMINHÕES E ÔNIBUS EM CAMPINAS.
Resumo
Este trabalho buscou informar sobre a viabilidade, em termos da visão ecológica, técnica e financeira, da substituição, via kits de instalação, do diesel ao GNV como combustÃvel de operação das frotas de veÃculos de ônibus e caminhões, principalmente na cidade de Campinas (SP). Para os dois tipos de combustÃveis foram pesquisados aspectos como: consumo, emissão de poluentes e efeitos ao meio ambiente e saúde publica e potência desenvolvida. Após as análises de estudos previamente realizados, verificou-se a viabilidade da conversão de veÃculos Diesel para GNV. Motores alimentados com GNV tiveram nÃveis de consumo e emissão de poluentes bem inferiores ao Diesel. Porém, se operar apenas com GNV os veÃculos apresentam uma significativa perda de potência nominal, e problemas devido à necessidade de infra-estrutura para o transporte do GNV. Para isso foi elaborada uma mistura “flexÃvelâ€, entre GNV: cerca de 85% da mistura de combustÃvel e 15% de Diesel, atuando como agente explosivo, não restringindo o motor a GNV exclusivamente, permitindo que, em situações especiais, o veiculo opere apenas com Diesel também, e reduzindo significativamente a perda de potência com relação ao combustÃvel GNV exclusivamente.
Palavras-chave
combustÃvel alternativo, poluição, GNV, GNC, diesel.