ESTUDO DA VIABILIDADE ECOLÓGICA E FINANCEIRA DA SUBSTITUIÇÃO DO DIESEL POR GNV PARA A FROTA DE CAMINHÕES E ÔNIBUS EM CAMPINAS.

Ricardo Luis Tassi André, Rodrigo de Andrade Maggioni, Gustavo Akihiro Tanaka, Renato Battochio Mazziero

Resumo


Este trabalho buscou informar sobre a viabilidade, em termos da visão ecológica, técnica e financeira, da substituição, via kits de instalação, do diesel ao GNV como combustível de operação das frotas de veículos de ônibus e caminhões, principalmente na cidade de Campinas (SP). Para os dois tipos de combustíveis foram pesquisados aspectos como: consumo, emissão de poluentes e efeitos ao meio ambiente e saúde publica e potência desenvolvida. Após as análises de estudos previamente realizados, verificou-se a viabilidade da conversão de veículos Diesel para GNV. Motores alimentados com GNV tiveram níveis de consumo e emissão de poluentes bem inferiores ao Diesel. Porém, se operar apenas com GNV os veículos apresentam uma significativa perda de potência nominal, e problemas devido à necessidade de infra-estrutura para o transporte do GNV. Para isso foi elaborada uma mistura “flexívelâ€, entre GNV: cerca de 85% da mistura de combustível e 15% de Diesel, atuando como agente explosivo, não restringindo o motor a GNV exclusivamente, permitindo que, em situações especiais, o veiculo opere apenas com Diesel também, e reduzindo significativamente a perda de potência com relação ao combustível GNV exclusivamente.

Palavras-chave


combustível alternativo, poluição, GNV, GNC, diesel.

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