ADEQUAÇÃO DA UNICAMP ÀS NECESSIDADES DOS DEFICIENTES FÃSICOS E SENSORIAIS

Daniel de Souza Medina, Klaus Raizer, William José Naves Pereira

Resumo


Para usar o adjetivo “pública†com justiça, uma universidade precisa oferecer a qualquer cidadão a possibilidade de acesso. Embora a UNICAMP realize um vestibular diferenciado, permitindo o ingresso de praticamente qualquer pessoa, independente de classe social, talvez não apresente condições de receber um aluno com algum tipo de deficiência. O presente trabalho consiste na pesquisa a respeito da adequação da UNICAMP às necessidades dos deficientes físicos e sensoriais. A primeira parte do trabalho consistiu-se em um levantamento dos dados necessários à pesquisa, a qual foi, então, realizada no prédio do Ciclo Básico 1 (CB1) e nos cinco institutos com o maior número de estudantes (FE, IFCH, FCM, IMECC, FEEC). Os dados obtidos foram analisados e criou-se um pequeno ranking, qualificando cada instituto em relação à sua adequação para receber alunos com deficiências. Com isso, pode-se notar que embora a universidade seja uma universidade pública, infelizmente, em alguns aspectos, esse caráter não é respeitado, já que o acesso de um grupo de cidadãos a ela acaba restrito ou pelo menos prejudicado.

Palavras-chave


Deficientes, adequação, acesso, universidade publica.

Texto completo:

PDF