EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPORTAMENTOS EM UMA REPARTIÇÃO PÚBLICA (SIURB) NO MUNICÃPIO DE HORTOLÂNDIA, SP.

Sandra Magali Cardoso do Prado Urso

Resumo


O presente trabalho integra um amplo projeto de educação ambiental (EA) acerca da realidade de uma repartição pública, visando desenvolver atividades educativas voltadas à conscientização sobre as questões ambientais e à construção de uma consciência ecológica. Visa a mudança de hábitos e comportamentos em relação à coleta seletiva e à destinação do lixo do local de trabalho. Este trabalho foi realizado na Secretaria de Infra-Estrutura Urbana (SIURB), do município de Hortolândia, SP. Avaliou-se prêmio versus penalidade como determinantes de motivação para se estabelecer mudanças de atitudes e comportamentos. Os resultados de um diagnóstico preliminar indicaram que 100% dos funcionários acreditam que a reciclagem é uma alternativa viável quanto à conservação e preservação do meio ambiente. Do total, 73,3% considerou importante existir um prêmio para a realização da separação dos resíduos produzidos no seu departamento. E 80% considerou ainda, que uma penalidade também deveria ocorrer para o departamento que não fizesse a correta separação. Em relação às possibilidades de prêmio, aqueles que representariam beneficio de valor financeiro foram os de maior prevalência (25%), comparado em relação às outras. Quanto à penalidade, aquelas representando um constrangedor simbólico, foram as mais indicadas (36,8%). O papel e o plástico tiveram maior prevalência como sendo os resíduos mais importantes a serem separados no local de trabalho.

Palavras-chave


Educação ambiental, coleta seletiva, reciclagem.

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