O CONSUMIDOR E A ROTULAGEM AMBIENTAL NO MERCADO NORTERIOGRANDENSE DE EMBALAGENS

Antonio de Anchieta A. A. C. J. Câmara Júnior

Resumo


O desenvolvimento de técnicas eficazes de sustentabilidade é o grande desafio do século XXI. Criar meios de produção e consumo que diminuam as agressões ao meio ambiente é o principal objetivo desta sustentabilidade. Surge então a Rotulagem Ambiental, que é a certificação de produtos que apresentam menor impacto no meio ambiente em relação a outros produtos comparáveis disponíveis no mercado. A partir de questionários aplicados aos consumidores em supermercados da cidade do Natal/RN, traçou-se um perfil deste consumidor, — cada vez mais consciente em virtude principalmente das mudanças climáticas mais intensas observadas nos últimos anos, conseqüência do consumo desenfreado no atual modelo urbano-industrial — sua idéia de Rotulagem Ambiental e os benefícios que a escolha dos produtos com selos ambientais pode trazer para o meio ambiente.

Palavras-chave


Rotulagem; Desenvolvimento; Sustentabilidade; Consumo.